Farmacêutica hospitalar integra grupo de trabalho relacionado com dispositivos médicos 587

A farmacêutica hospitalar Carla Ferrer, diretora dos Serviços Farmacêuticos do Hospital de Vila Franca de Xira, integra o novo grupo de trabalho técnico, constituído pelo Ministério de Saúde, para avaliação do procedimento de reprocessamento de dispositivos médicos utilizados em cirurgias nos estabelecimentos e serviços integrados no Serviço Nacional de Saúde.

O novo grupo de trabalho, segundo o despacho publicado em Diário da República a 14 de outubro, surge “porque melhorar a qualidade da prestação de cuidados de saúde é uma prioridade estratégica do Governo”. Deste modo, face às “recentes notícias relativas à possível contaminação de dispositivos médicos de uso múltiplo reprocessados ao abrigo do Regulamento (UE) 2017/745 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de abril de 2017, importa adotar todas as medidas que contribuam para garantir a adequada limpeza, desinfeção, esterilização e procedimentos conexos, bem como a realização de testes e o restabelecimento da segurança técnica e funcional dos dispositivos utilizados”.

O objetivo do grupo de trabalho técnico é assim, “avaliar os procedimentos de reprocessamento dos dispositivos médicos, em especial os utilizados em cirurgias”. O relatório final e os resultados da avaliação serão apresentados à secretária de Estado da Saúde no prazo de 60 dias.

Para mais informações, consulte o Despacho n.º 12071/2024.