O Conselho Federal de Farmácia (CFF) do Brasil anunciou, no seu portal, que adaptou o manual produzido pela Ordem dos Farmacêuticos (OF) de Portugal sobre “Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis por Farmacêuticos – Uma Abordagem Prática”, coordenado pelas farmacêuticas portuguesas Gabriela Plácido e Mara Guerreiro, às quais se juntam agora, na versão brasileira, as farmacêuticas Josélia Frade e Beatriz Lott.
Este foi lançado esta quarta-feira, dia 23 de março, durante a 67ª Reunião Geral dos Conselhos Regionais e Federal de Farmácia e contou com a participação do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe.
A parceria foi comemorada pelo presidente do CFF, Walter Silva Jorge João.
“É com enorme satisfação que o CFF estabeleceu parceria com a Ordem dos Farmacêuticos de Portugal para tornar possível a adaptação desse conteúdo”, indicou, no comunicado divulgado.
No portal da OF, o bastonário da OF considera que esta colaboração é um “episódio de sucesso” e que deveria ser replicada em outras áreas e de impacto relevante para a atividade dos farmacêuticos.
“Também gostaria que esta obra não parasse apenas em Portugal e no Brasil, porque temos outros países irmãos, que falam português e que precisam do nosso apoio. Precisamos ajudar a estruturar a profissão nos países africanos de língua portuguesa”, afirmou o bastonário, citado no portal.
Esta obra foi apadrinhada pela Direção da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, liderada, à época, pela farmacêutica Ema Paulino, com o apoio de sua equipe técnica.