Os profissionais com Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis ativa serão chamados a frequentar uma ação de formação para poderem administrar vacinas contra a covid-19.
Incluída na próxima época de vacinação contra a gripe sazonal, a começar na segunda quinzena de setembro, a vacinação de reforço contra a covid-19 terá nas farmácias comunitárias um serviço capaz de fazer face a esta necessidade, com moldes ainda por definir pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
São cerca de 6 mil os farmacêuticos com esta competência, espalhados por 2.356 farmácias aptas, que serão notificados pela Ordem dos Farmacêuticos (OF) para frequentarem uma formação de atualização online, ainda sem data de realização, relativa às especificidades desta vacina, a ser disponibilizada gratuitamente.
No seu site, a OF garante estar a “sensibilizar as entidades formadoras para a disponibilização de cursos, em todo o país, que assegurem uma oferta suficientemente abrangente para permitir a formação de novos farmacêuticos e a recertificação da competência”. Explica ainda que se encontra a contactar “todos os diretores técnicos de farmácia comunitária para os sensibilizar para a atualização do respetivo quadro de farmacêuticos”.
Os profissionais devem aceder à Secretaria Online da OF para confirmarem a validade da sua competência.