Os farmacêuticos estão integrados nos grupos profissionais prioritários para vacinação de reforço sazonal de outono contra a covid-19, informa a Ordem dos Farmacêuticos (ON) no seu site.
A vacinação de reforço em regime de “Casa Aberta” está disponível para todos os grupos identificados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), desde que tenham completado o esquema vacinal primário e não tenham sido infetados há menos de 90 dias.
Enquanto “profissionais dos serviços de saúde e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde”, os farmacêuticos devem agendar a vacinação através das Senhas Digitais, continua a ON, explicando que a carteira profissional deverá depois ser apresentada no momento da vacinação como documento de identificação de profissional de saúde.
A modalidade “Casa Aberta” está disponível para a vacinação primária dos “utentes com idade igual ou superior a 12 anos, para vacinação de reforço dos utentes entre os 18 aos 59 anos e para vacinação de reforço sazonal de outono dos grupos profissionais prioritários”, como profissionais em Estabelecimento Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), de serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico e bombeiros envolvidos no transporte de doentes.
A DGS “recomenda um intervalo de quatro a seis meses entre a dose de reforço sazonal e a última dose de vacina ou de diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2, consonante o evento mais recente”, conclui a ON.
Aceda aqui ao recurso de senhas digitais do Ministério da Saúde.