Farmacêuticos Rui Santos Ivo e Erica Viegas no conselho diretivo do Infarmed 1179

O farmacêutico Rui Santos Ivo foi reconduzido por mais três anos para a presidência do conselho diretivo do Infarmed, com a também farmacêutica Erica Viegas a assumir o papel de vogal executiva. O órgão máximo do Infarmed fica completo com o médico Carlos Lima Alves, que assume a vice-presidência.

O Despacho n.º 8456/2022, assinado pelos ministros das Finanças e da Saúde, publicado em Diário da República esta segunda-feira, com efeitos a partir desta terça-feira, dia 12, onde os membros do conselho diretivo do Infarmed assumem funções para um mandato de três anos, que tem como limite três renovações consecutivas.

Rui Santos Ivo, cujo mandato anterior havia terminado a 13 de junho, ingressou pela primeira vez no Infarmed em 1993, onde assumiu cargos de vogal (1994-2000), vice-presidente (2016-2019) e presidente (2002-2005 e 2019-2022). É especialista em Farmácia Hospitalar e Assuntos Regulamentares pela Ordem dos Farmacêuticos (OF). Além de vasta experiência na autoridade reguladora do medicamento, nacional e internacional, foi presidente e vice-presidente na Administração Central do Sistema de Saúde entre 2011 e 2016, explica a Ordem dos Farmacêuticos (OF) em comunicado.

A vice-presidência do Infarmed será agora assumida pelo médico Carlos Lima Alves, coordenador da Unidade de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistências aos Antimicrobianos do Centro Hospitalar e Universitário de São João, presidente da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica e membro das Comissões de Avaliação de Medicamentos (CAM) e Tecnologias de Saúde (CATS).

A farmacêutica Erica Viegas completa a composição do conselho diretivo do Infarmed, como vogal executiva. Especialista em Farmácia Hospitalar pela OF, membro do Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar da OF e do Conselho Jurisdicional da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da OF, assume a coordenação dos Serviços Farmacêuticos do Hospital de São Francisco Xavier (CHLO).

Consulte o Despacho de nomeação do novo conselho diretivo do Infarmed.