Farmácia Monte fez 112 anos e tem o museu municipal mais visitado 429

A Farmácia Monte, em Vila Viçosa, completou, no dia 1 de agosto, 112 anos desde a sua fundação e dois anos desde a abertura da sua Coleção Visitável ao público.

A data foi assinalada com uma visita às instalações do museu, onde a farmácia ‘original’ se encontrava. Vítor Monte, proprietário da farmácia e descendente do fundador, afirmou aos jornalistas, segundo o portal O Digital, que “é uma história que vai ficar para toda a vida”.

Em relação à criação do museu, Vítor Monte confessou que “foi a nossa intenção quando nos apercebemos de que tínhamos uma coleção tão valiosa no aspeto histórico”. Neste sentido, explicou que “passámos por todas as transformações que a farmácia teve, mas com o cuidado de sempre preservar aquilo que tínhamos, que era bastante”.

Já Inácio Esperança, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, destacou, de acordo com a Rádio Borba, a importância de preservar este legado para as gerações futuras e recordou que este espaço museológico só foi possível “graças à família” que permitiu à Câmara Municipal “fazer uma intervenção no edifício” e ainda “museografar a coleção visitável, tornando-a a melhor coleção de Portugal em 2023, uma distinção que nos foi atribuída no ano da abertura, e que evidencia o valor deste património, que procurámos que não saísse de Vila Viçosa”.

Segundo o autarca, “juntamente com o Museu do Mármore, a Coleção visitável é o museu municipal com mais visitas, e é um museu muito importante para Vila Viçosa, para a nossa história comum e para os nossos antepassados”.

Questionado sobre a dinamização do espaço, Inácio Esperança, ainda segundo a Rádio Borba, realçou que “o Município estabeleceu vários protocolos nomeadamente com a Associação Nacional das Farmácia, o Museu da Farmácia, a Ordem dos Farmacêuticos, entre outras entidades” para “desenvolver vários eventos tais como encontros de farmacêuticos, colóquios, entre outras iniciativas”.