Farmácias britânicas contribuem para reciclagem de 200 mil canetas de injeção de insulina 1061

O programa de reciclagem de canetas de injeção pré-cheias de plástico PenCycle, implementado no Reino Unido pela empresa farmacêutica Novo Nordisk, levou à devolução de 200 mil canetas de injeção.

Desde novembro de 2021, quando o projeto-piloto entrou em execução, cerca de 200 mil canetas de injeção de insulina chegaram à Dinamarca, provenientes de devoluções no Reino Unido, para serem recicladas. Contudo, ao The Pharmaceutical Journal, a empresa admite que esperava mais devoluções destas canetas, usadas para a diabetes, obesidade e distúrbios de crescimento, mesmo que os números sugiram um aumento na participação.

De acordo com a Novo Nordisk, até dia 14 de agosto foram economizadas aproximadamente duas toneladas de resíduos de plástico, em parceria com a Alliance Healthcare. Cerca de 3.700 farmácias comunitárias no Reino Unido estão registadas neste programa de devolução de canetas pré-cheias de insulina Flexpen e Flextouch.

Depois do sucesso do projeto-piloto, o programa foi lançado no país em outubro de 2022. As farmácias parceiras recebem orientações práticas sobre a iniciativa, informações sobre os pacientes e materiais que estes deverão levar para casa e que incluem uma caixa de devolução que pode ser enchida com até 12 dispositivos de caneta usados em casa, com a agulha removida. Depois, estas regressam ao local que as dispensou, a farmácia.

Segue-se uma viagem até à Dinamarca, onde o plástico é reciclado em prol de várias utilizações, como móveis, e o vidro é reutilizado para fabricar produtos, como lâmpadas.

“Aprendemos que leva tempo até que novos hábitos se formem, pois as pessoas estão acostumadas a descartar as suas canetas pré-cheias usadas”, referiu ao The Pharmaceutical Journal um representante da Novo Nordisk, que admite que as estimativas iniciais da empresa rondavam três milhões de devoluções até ao fim do ano. Nos últimos dois meses, mais de 30 mil canetas regressaram mensalmente à Dinamarca, assegura.