De acordo com um comunicado da COOPROFAR – Cooperativa dos Proprietários de Farmácia, as farmácias vão ter a decorrer uma campanha de sensibilização e informação sob o lema “Vamos ser íntimos pela sua saúde”, com o objetivo de alertar a população portuguesa para a problemática das doenças cariz íntimo e sexual.
A campanha vai abordar as principais doenças de cariz sexual, assim como a prevenção, através de bons hábitos de higiene íntima, como fator fundamental para evitar o aparecimento e proliferação destas doenças.
“A campanha reveste-se também de uma vertente informativa e formativa, procurando clarificar os diferentes tipos e origens, bem como explicar de que forma os utentes podem participar mais ativamente no seu próprio tratamento, de forma a potenciar os efeitos do mesmo e melhorar os resultados”, explica a COOPROFAR na nota divulgada.
A Cooprofar, com o apoio da farmacêutica Perrigo, vai organizar um conjunto de ações de formação destinadas a profissionais de farmácia, com o objetivo de dotá-los de maiores competências para ajudar os seus utentes.
Este tipo de doenças afeta anualmente cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, estima-se que a Vaginose Bacteriana afete entre 5% a 15% das mulheres e que 3 em cada 4 mulheres sofram pelo menos um episódio de Candidíase Vulvovaginal ao longo da sua vida.