Segundo um estudo realizado pela hmR, empresa de estudos de mercado na área da saúde, as farmácias portuguesas registaram um aumento na aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica (MSRM) em comparação com o mesmo período de 2018.
Este reforço de stocks de medicamentos nos primeiros sete dias de Agosto, corresponde ao período de pré-aviso de greve dos motoristas de matérias perigosas, anunciada para dia 12 de Agosto.
Entre 1 e 7 de Agosto registou-se uma subida de 7% na procura de medicamentos por parte das farmácias junto dos distribuidores. Bragança com uma subida de 14%, Santarém com 13% e Porto e Portalegre com 10%, foram os distritos onde se destacou um aumento das compras das farmácias.
O estudo foi realizado entre os dias 11 de Julho e 7 de Agosto e compara com o mesmo período do ano anterior. Teve como base o universo de farmácias em Portugal, a partir do seu painel de 2443 farmácias, 84% do total nacional.
A análise foi feita com a informação de compras, vendas e stocks recolhida diariamente, de todos os atos de venda das farmácias pertencentes ao painel.