Farmácias e médicos juntos no combate à diabetes e à obesidade 17 de janeiro de 2017 A Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-NA) assinam hoje um protocolo de cooperação, que prevê a criação de projetos-piloto em áreas como a diabetes, obesidade e consumo excessivo de medicamentos.
Segundo o “Jornal de Notícias”, numa primeira fase serão identificadas as zonas onde irão ser desenvolvidos os projetos-piloto. Se os programas forem bem-sucedidos, poderá haver partilha de incentivos financeiros entre cuidados primários e farmácias.
«É o início de um novo relacionamento. Vamos pôr os médicos, enfermeiros e farmacêuticos a partilhar conhecimentos, pôr os médicos a dizer o que esperam das farmácias e as farmácias a dizer o que esperam dos médicos, para depois desenvolverem projetos-piloto local e temporalmente limitados», afirmou Humberto Martins, membro da direção da ANF, ao “JN”.
O presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, João Rodrigues, adianta que «o principal objetivo é pôr estes interlocutores a falar a mesma linguagem, o que não é tão fácil como seria de esperar». |