As Farmácias Holon, no início de julho, assinaram um memorando de colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP NOVA), que pretende reforçar a capacidade do projeto europeu Partnerships for Science Education (PAFSE) para continuar a promover, nas escolas portuguesas, a partilha de conhecimentos em saúde pública e ciência.
O PAFS, financiado pelo programa Horizonte 2020, é um projeto europeu que recorre à educação para a ciência enquanto veículo de promoção da literacia em saúde, dando aos cidadãos conhecimento, ferramentas e a capacidade para tomarem decisões informadas sobre os desafios da saúde pública. As Farmácias Holon, com este protocolo, reforçam o papel das farmácias enquanto agente promotor de conhecimento em saúde, junto das escolas.
O Stand Interativo da Farmácia
O projeto liderado pela ENSP NOVA, agrega, desde julho, as Farmácias Holon como parceiras devido ao projeto “Stand Interativo da Farmácia”, que surgiu de um grupo específico de farmácias do grupo e atua junto da comunidade escolar para elucidar sobre a profissão do farmacêutico e todo o trabalho imanente às boas práticas da farmácia comunitária, segundo especificado em comunicado.
A dinâmica consiste na simulação de uma farmácia comunitária (em espaço escolar), permitindo aos alunos o contacto com os diferentes espaços da farmácia, e percecionar as funções inerentes aos seus profissionais. Em paralelo, existe uma comunicação sobre as possíveis saídas profissionais desta carreira profissional.
Simultaneamente, o projeto estimula as competências de recolha, processamento e interpretação de informação em saúde, promove o espírito científico e incentiva a adoção de estilos de vida saudável, investindo na formação de crianças e jovens tornando-os mais autónomos, informados e responsáveis em relação à sua saúde e da sua comunidade.
“A Escola Nacional de Saúde Pública identificou este projeto como uma mais-valia a integrar na implementação do projeto PAFSE, dando-se início a esta parceria, em novembro de 2023, nas comemorações do Dia Mundial da Ciência”, explicou, em comunicado, Marta Teles. De acordo com a farmacêutica e gestora de Responsabilidade Social, Intervenção Comunitária e Parcerias das farmácias Holon Campo Grande, Morais Soares, Oeiras Figueirinha, BPlanet, LRS Mealhada e Almancil, um dos objetivos da iniciativa visa estender o raio de ação a nível nacional, articulando as diversas farmácias Holon e as escolas que integram o projeto, englobando os projetos escola que a Holon tem vindo a desenvolver e integrando novos em desenvolvimento”,
“Este é um exemplo claro da aproximação da academia à sociedade com excelentes resultados e que merece ser incentivado. Com os memorandos de entendimento que agora assinámos, temos as condições necessárias para continuar a levar mais Ciência e mais Saúde Pública às escolas, sensibilizando os professores para a importância destas aprendizagens, estimulando os alunos a conhecerem melhor o impacto prático destes conhecimentos e, quem sabe, motivando-os a seguir uma profissão que não tinham considerado antes”, afirmou, também em comunicado, a diretora da ENSP NOVA, Sónia Dias.