As Farmácias Holon, em parceria com a Merck S.A., lançaram uma campanha de sensibilização sobre o hipotiroidismo: “Pode ser da Tiróide”. Esta campanha é destinada não só a pessoas que sofrem desta doença, mas também ao público em geral. Vai decorrer até ao final do ano, em 172 farmácias, de todo o país.
Para além de pretenderem sensibilizar e promover informação sobre hipotiroidismo, as farmácias irão também realizar questionários a pessoas já diagnosticadas, sobre a correta utilização da medicação para esta doença.
Esta campanha pretende também promover a procura de ajuda junto do médico e do farmacêutico, no sentido de prevenir e contribuir para o diagnóstico precoce e toma correta dos medicamentos, visto esta ser uma doença com sintomas comuns a outras condições como a depressão ou a menopausa e que podem retardar o diagnóstico por meses ou anos.
Esta patologia surge quando há uma produção insuficiente ou mesmo nula de hormonas tiróideas, fazendo com que a tiróide apresente uma atividade reduzida.
Estima-se que afete cerca de 5% da população mundial. A sua prevalência aumenta com a idade (principalmente acima dos 60 anos) e é muito mais comum nas mulheres.