Na sequência do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, as Farmácias Holon vão implementar, ao longo de duas semanas, uma campanha destinada a todas as pessoas com diabetes tipo II, que utilizam equipamentos de medição de glicemia.
De 8 a 11 e de 15 a 19 de novembro, as Farmácias Holon, através do serviço “Diabetes Check”, vão disponibilizar consultas gratuitas, realizadas pelos profissionais da equipa de Intervenção Farmacêutica. No final da consulta, o utente terá a oportunidade de atualizar o seu dispositivo da glicemia, trocando-o por um equipamento mais recente (Accu-Chek Instant).
“É fundamental não esquecer que existem outras doenças além da covid-19. Por isso, queremos alertar para a importância de uma adequada monitorização da diabetes tipo II e para a necessidade de um acompanhamento próximo e profissional junto das pessoas que vivem com esta doença”, explicou Joana Brito, farmacêutica e responsável pela implementação do serviço “Diabetes Check”, citada no comunicado.
Nas consultas gratuitas, o farmacêutico faz uma avaliação dos parâmetros de saúde, com a ajuda dos dispositivos Accu-Chek, da terapêutica e dos hábitos de vida da pessoa que vive com diabetes.
Após a analise dos resultados, são definidas metas e estratégias para alcançar os objetivos, sempre em conjunto com o paciente, através de um acompanhamento personalizado.
“Se não for devidamente diagnosticada e tratada, a diabetes mellitus pode provocar idas frequentes às urgências hospitalares e levar ao internamento. Sem o controlo adequado, a evolução negativa da doença pode causar complicações difíceis de tratar ou até mesmo irreversíveis”, acrescentou a farmacêutica.
O serviço de acompanhamento à pessoa com diabetes é realizado por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, desde farmacêuticos, nutricionistas até aos enfermeiros.