Farmácias receberam 560 toneladas de resíduos de medicamentos 841

Farmácias receberam 560 toneladas de resíduos de medicamentos

 

 

10 de agosto de 2018

A Valormed recolheu 560 toneladas de resíduos de medicamentos no primeiro semestre deste ano, mais 8% do que no mesmo período de 2017. Este número aproxima-se da meta estabelecida para 2020, ano em que o potencial de recolha é de 20% dos produtos colocados no mercado.

«Este número é bom para nós e tudo leva a crer que, se o segundo semestre se comportar como o primeiro, vamos ultrapassar a quantidade de resíduos que recolhemos no ano 2017», avançou à agência “Lusa” o diretor-geral da empresa, Luís Figueiredo.

Para o responsável da entidade gestora dos resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso, estudos efectuados com base em valores médio apontam para que estejam a ser recolhidos «cerca de 19% dos medicamentos que foram colocados no mercado». 

Do total de resíduos recolhidos, cerca de 42% foram reencaminhados para a reciclagem e os restantes 58% foram enviados para incineração segura, com valorização energética.

As farmácias são os únicos locais onde os portugueses devem depositar os restos dos remédios que não usaram ou aqueles que já passaram o prazo de validade.