Farmácias reforçam stocks de medicamentos 912

As farmácias estão a preparar um reforço do stock de medicamentos a propósito do pré-aviso de greve dos sindicatos dos motoristas de mercadorias e de matérias perigosas, prevista para 12 de agosto.

Depois da paralisação de abril, que quase fez parar o país, as entidades que prestam socorro à população esperam que se volte a criar uma Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA) que dê prioridade a veículos de bombeiros, proteção civil e até mesmo à entrega de medicamentos.

Para a Associação de Distribuidores Farmacêuticos (Adifa), a prioridade é a inclusão deste serviço na REPA. A entidade tem alertado para a necessidade de se manter o critério prioritário e que sejam definidos os procedimentos para o abastecimento das viaturas especializadas que são responsáveis pelo transporte diário dos medicamentos.

Enquanto isso, a Associação Nacional de Farmácias (ANF) está a tomar medidas de precaução. As farmácias estão a reforçar stocks de medicamentos, assim como os serviços de turno, de modo a evitar falta de produto assim como grandes filas.