FDA propõe guidelines de comunicação para a indústria farmacêutica nas redes sociais 18 de junho de 2014 A U.S. Food and Drug Administration (FDA) apresentou uma proposta de regras e normativas para a publicação de informação da indústria farmacêutica e dispositivos médicos nos diversos canais e redes sociais.
De acordo com a agência “Reuters”, as aguardadas regras de publicação e correção de “posts” de terceiros limitarão a quantidade de conteúdo promocional que uma companhia poderá veicular através de sites que apresentem restições quanto ao número de carateres permitidos para cada comunicação, como por exemplo o Twitter.
A proposta pretende que as companhias publiquem informação sobre os benefícios dos produtos bem como os principais riscos associados, idealmente apresentando hiperligações que conduzam o leitor a informação mais detalhada sobre potenciais riscos.
Um dos requerimentos da FDA compreende que as companhias refiram a indicação exata do produto promovido. De acordo com a proposta regulamentar da FDA «para alguns produtos, particularmente para aqueles com indicações complexas ou com riscos elevados, a limitação de carateres imposta por diversas plataformas poderá não permitir a comunicação explícita tanto das indicações como dos riscos associados».
A FDA definiu ainda boas práticas para companhias que pretendam, de alguma forma, corrigir informação publicada por terceiros em plataformas ou salas de chat. |