O número de farmácias abertas no Reino Unido está no nível mais baixo em quase 20 anos, avança o Daily Mail, com sete farmácias a fechar por semana durante este ano, alertam os líderes do setor farmacêutico.
Mais de 1.500 fecharam desde 2015, sendo que somente 10.054 farmácias estão abertas, de acordo com a análise realizada pela National Pharmacy Association (NPA).
O volume de trabalho aumentou drasticamente nas últimas décadas, com as farmácias comunitárias atualmente a dispensar 56% mais prescrições do que em 2006. Contudo, o órgão comercial adverte para o aumento em 40% dos custos em medicamentos que não vai ao encontro do orçamento. Dados da NPA verificam que em 2015 as farmácias estavam abertas, em média, 54,2 horas por semana, em comparação com 48,1 horas em 2024.
Paul Rees, chefe-executivo da NPA, defende que “esta é uma oportunidade vital para interromper os encerramentos e investir em farmácias comunitárias, que fornecem prescrições, serviços clínicos e apoio à saúde para todos os bairros de todo o país”. Reforça ainda que “prevenir o colapso contínuo da farmácia comunitária ajudará a reduzir o tempo de espera dos médicos de família, fornecer um atendimento imediato aos pacientes e manter a porta do National Health System (NHS) aberta”.
O porta-voz do Department of Health and Social Care garante que “este governo herdou um NHS fraturado e que as farmácias foram “negligenciadas por anos”.