Félix Carvalho, professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e atual presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos, foi recentemente eleito membro da Academia Europaea.
Esta nomeação, segundo explicado no portal da UP, destina-se a académicos e investigadores que se destaquem pelas contribuições nos domínios da investigação, ensino ou atividades académicas. Assim sendo, a Academia reconheceu o trabalho desenvolvido por Félix Carvalho na área das Ciências Farmacêuticas, com especial foco na Toxicologia.
Para Félix Carvalho, este reconhecimento, ainda de acordo com o portal da UP, é uma “oportunidade para continuar a contribuir para o avanço do conhecimento científico e para a saúde pública”.
Sobre Félix Carvalho
Licenciado em Ciências Farmacêuticas, doutorado em Toxicologia e Agregado em Ciências Químicas pela Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP), Félix Carvalho é, atualmente, professor catedrático de Toxicologia e responsável do Laboratório de Toxicologia da FFUP.
É presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos desde 2022.
Sobre a Academia Europaea
Fundada em 1988, desempenha um papel fundamental ao fornecer aconselhamento científico para apoiar decisões políticas na Europa, através do consórcio SAPEA (Science Advice for Policy by European Academies). Este consórcio faz parte do Mecanismo de Conselho Científico da Comissão Europeia e é responsável pela produção de relatórios de revisão de evidências que fundamentam as opiniões científicas dos principais conselheiros da Comissão Europeia.