A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover uma campanha nacional de consciencialização para o enfarte agudo do miocárdio, no âmbito das comemorações do Mês do Coração, que se assinala em maio.
“Na presença de dor no peito, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade, a pessoa deve ligar imediatamente para o 112, seguir as recomendações que lhe forem dadas e aguardar pela ambulância. Não deve tentar chegar a um hospital pelos seus próprios meios porque este poderá ser um centro sem capacidade para realizar o tratamento mais adequado”, alerta João Brum Silveira, presidente da APIC.
A campanha Cada Segundo Conta tem a colaboração de José Carlos Pereira, Leonor Seixas, Manuela Couto, Paula Marcelo, que se juntam, assim, aos embaixadores António Sala, Isaac Alfaiate, Joana Vieira, Mariana Alvim, Serenella Andrade, Ana Bravo, Isabel Moiçó, João Moleira, entre outras figuras públicas. No decorrer do mês de maio, os embaixadores vão partilhar vídeos nas suas redes sociais, alertando para os sintomas de alarme que podem ocorrer no enfarte agudo do miocárdio.
Esta iniciativa, que conta com o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e com o Alto Patrocínio do Presidente da República, tem como objetivos promover o conhecimento e compreensão sobre o enfarte agudo do miocárdio e os seus sintomas; e alertar para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce. Para mais informações sobre esta campanha consulte a página online da mesma.
Para mais informações consulte: www.cadasegundaconta.pt