Finlândia vai vacinar preventivamente contra a gripe das aves 128

A Finlândia quer começar a vacinar preventivamente contra a gripe das aves já na próxima semana alguns trabalhadores expostos a animais, tornando-se assim o primeiro país do mundo a fazê-lo.

O país nórdico, segundo a Reuters, comprou vacinas para 10.000 pessoas, cada uma constituída por duas injeções, como parte de uma aquisição conjunta da União Europeia de até 40 milhões de doses para 15 países à CSL Seqirus. A empresa sublinhou, em comunicado, que a Finlândia torna-se, assim, o primeiro país a lançar a vacina.

Também em comunicado, o Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar (THL), salientou que “a vacina destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que correm um risco acrescido de contrair a gripe aviária devido ao seu trabalho ou a outras circunstâncias”.

Apesar de o vírus ainda não ter sido detetado em humanos no país, a Finlândia quer avançar já com a vacinação devido aos riscos de transmissão que representam as suas explorações de peles. “As condições na Finlândia são muito diferentes, na medida em que temos explorações de peles onde os animais podem acabar por entrar em contacto com a vida selvagem”, disse à Reuters a médica-chefe, Hanna Nohynek, do THL.

A estirpe H5N1 da gripe aviária matou ou provocou o abate de centenas de milhões de aves de capoeira em todo o mundo nos últimos anos e tem vindo a propagar-se cada vez mais aos mamíferos, incluindo vacas nos Estados Unidos e, em alguns casos, também aos seres humanos.

Envie este conteúdo a outra pessoa