O serviço telefónico nacional e gratuito das farmácias portuguesas, a Linha 1400, foi distinguido pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP), pelo “excecional” contributo para a “Melhoria da Prática Farmacêutica”.
Esta linha de assistência farmacêutica, dinamizada pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), assegurou o acesso seguro aos medicamentos e aconselhamento farmacêutico dos portugueses durante a crise pandémica.
O serviço foi lançado em março de 2020, no primeiro pico pandémico e confinamento geral. Em fevereiro de 2021 ficou também disponível online (www.1400SAFE.pt).
Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e pode ser usado para planear visitas à farmácia, reservar, encomendar e ajudar a encontrar medicamentos e para identificar as farmácias prestadoras do serviço de testes rápidos de antigénio.
Para além disso, durante a noite apoia o serviço de turnos do sector, identificando as farmácias que se encontram mais próximas e com disponibilidade para responder aos pedidos das pessoas, evitando assim deslocações desnecessárias.
O serviço garante ainda o apoio à dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias e entregas domiciliárias em articulação com outras entidades, permitindo assim reduzir as movimentações de pessoas inseridas em grupos de risco e ajuntamentos nos hospitais.