FIP lança conjunto de medidas para garantir papel dos farmacêuticos 1022

A Federação Internacional de Farmacêutica (FIP) emitiu um conjunto de 23 medidas urgentes que os governos e outras partes interessadas devem implementar para garantir a continuidade da assistência farmacêutica, e para que os farmacêuticos possam ter um papel ainda maior na luta contra a pandemia por covid-19.

Estas medidas abordam alguns dos principais problemas que a profissão farmacêutica enfrenta atualmente em todo o mundo.

Entre elas destacam-se os farmacêuticos e funcionários das farmácias serem reconhecidos como peças-chave no combate ao covid-19, terem acesso a equipamentos de proteção adequados, estarem incluídos nos grupos de assistência médica e trabalhadores essenciais a serem testados quanto ao coronavírus, financiarem a entrega de medicamentos e serviços farmacêuticos ao domicílio a pacientes que precisam ficar em casa, ajuda financeira em caso de fechamento temporário da farmácia por motivos de saúde, entre outras.

Mas as medidas da FIP estendem-se também ao futuro, pretendendo que sejam feitas provisões para autorizar e aproveitar a rede de farmácias para contribuir com testes em massa entre populações, que sejam feitos investimentos adicionais no desenvolvimento de infraestrutura, e que haja uma atualização de regulamentos de modo a permitir que os farmacêuticos imunizem adultos.

“Farmacêuticos de farmácias comunitárias e hospitalares e laboratórios de biologia clínica estão compartilhando a enorme pressão de impedir a propagação da nova doença de coronavírus”, indica o presidente do FIP, Dominique Jordan, num comunicado divulgado.

“Sabemos que esses colegas estão-se a esforçar bastante e a sujeitarem-se a riscos para garantir a continuidade dos cuidados, principalmente para os mais vulneráveis, e para manter uma cadeia de suprimentos de medicamentos e produtos médicos robusta e eficiente, além de fornecer conselhos e serviços necessários”, acrescenta o presidente do FIP.

Tendo em conta as várias mortes de farmacêuticos registadas pelo covid-19, é necessário “garantir o bem-estar desses colegas para que eles possam continuar em seu trabalho vital”, acrescentou Dominique Jordan.

As medidas do FIP também pedem a criação de serviços apropriados para apoiar a saúde psicológica dos farmacêuticos e funcionários da farmácia, e para governos e outros empregadores garantirem que os farmacêuticos tenham intervalos adequados durante seus turnos e folgas entre turnos.

Pode consultar todas as medidas aqui.