A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) publicou um ‘Guia de referência de conhecimentos e competências para os farmacêuticos que apoiam o autocuidado’.
O guia, como explica a FIP, no seu portal, foi adaptado especificamente para a prática da Farmácia a partir das Normas de Competência da Organização Mundial da Saúde para os Profissionais de Saúde e de Cuidados de Saúde para Apoiar o Autocuidado das Pessoas.
O objetivo do documento é ser um recurso abrangente para os farmacêuticos, fornecendo-lhes os conhecimentos e as competências necessárias para apoiar eficazmente os autocuidados, abrangendo cinco domínios-chave: centralização nas pessoas; tomada de decisões; colaboração; conduta pessoal; prática baseada em evidência; e comunicação.
O guia destaca ainda o papel dos farmacêuticos no apoio às pessoas para acederem a tratamentos seguros e eficazes recorrendo a OTC, a reconhecerem sintomas que requerem atenção médica e a fazerem escolhas informadas ao nível de estilos de vida que promovam a saúde e previnam a doença.