FIP lança guia de otimização da vacinação para a gripe e covid-19 destinado a farmacêuticos 841

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP, em inglês) lançou um novo guia, destinado a farmacêuticos, que procura otimizar a coadministração de vacinas contra a gripe e a covid-19.

“Otimização da vacinação por meio da coadministração de vacinas contra a gripe e a covid-19: Orientação para farmacêuticos” (tradução livre): assim se intitula o novo guia da FIP, publicado esta terça-feira.

“A vacinação é uma estratégia fundamental na prevenção de doenças infeciosas respiratórias como a covid-19 e a gripe e, portanto, melhora a qualidade de vida das pessoas. A administração simultânea de vacinas contra a covid-19 e a gripe aumenta a absorção de cada vacina e aumenta a proteção contra ambas as doenças”, explica a FIP em comunicado.

Na orientação da federação, existem capítulos que analisam, de forma separada, tanto o impacto da gripe como da covid-19, bem como um capítulo adicional que compara as características de ambas as doenças. O capítulo que finaliza o guia foca-se nas oportunidades da coadministração das duas vacinas e da forma o apoio dos farmacêuticos pode contribuir para a saúde global. Estão disponíveis ainda os resumos de três ensaios clínicos “cujos resultados apoiam a segurança da coadministração dessas vacinas”, lê-se.

É também destacado que “a coadministração é conveniente para os pacientes, economiza-lhes tempo e aumenta a probabilidade de que as pessoas sejam totalmente vacinadas”. Acrescenta que, “embora haja a necessidade de mais dados sobre segurança e eficácia de diferentes combinações de vacinas, as evidências atualmente disponíveis apoiam a coadministração, conforme destacado pelas diretrizes emitidas pela OMS”. A FIP acredita que “as farmácias, que são visitadas frequentemente para acesso a medicamentos e serviços são locais para a coadministração das vacinas”.

O farmacêutico português Gonçalo Sousa Pinto, líder da FIP para o desenvolvimento de transformação de práticas e coautor do guia, afirma: “Muitos países ainda não têm serviços de administração de vacinas baseados em farmácias. A FIP incentiva os farmacêuticos de todo o mundo a defender programas de administração de vacinas farmacêuticas e a procurar abordagens legislativas para facilitar a sua implementação. Onde tais regulamentos já estão em vigor, a defesa da coadministração de vacinas contra a gripe e a covid-19 em farmácias contribuirá para melhorar a cobertura de vacinação contra ambas as doenças”.

Aceda ao guia completo aqui.