A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) desenvolveu um novo toolkit que incentiva à vacinação por parte de farmacêuticos.
Trata-se de uma “abordagem ao longo da vida” que reconhece que a saúde é moldada por uma série de eventos que ocorrem ao longo da vida, como acontece com as vacinas com evidências que são demonstradas na saúde de grupos etários específicos e vulneráveis. O toolkit conta com três áreas políticas: a regulamentação e prescrição, os modelos de remuneração de serviços e o acesso aos dados e cadernetas de vacinação.
A Competência em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis e a administração de vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação nas farmácias comunitárias em Portugal são destacadas pela FIP.
“A equidade em saúde só é alcançada quando não há diferenças na qualidade e no acesso à saúde entre todos os grupos e em todas as idades de uma sociedade. Tirando lições de nossos membros, o kit de ferramentas fornece uma lista universal de facilitadores e barreiras que as organizações podem usar para rastrear e monitorar seu progresso em direção a esse objetivo”, afirma a CEO da FIP, Catherine Duggan.