FIP promove estudo sobre bem-estar profissional e lança relatório sobre saúde pública 927

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) anunciou a promoção de um estudo sobre bem-estar profissional em farmácia comunitária e o lançamento de um novo relatório sobre o papel dos farmacêuticos em contexto de emergência de saúde pública.

A Secção de Farmácia Comunitária da FIP (CPS-FIP) promove uma Pesquisa Global sobre a Sustentabilidade da Força de Trabalho e Apoio e Práticas Positivas em Farmácia Comunitária, em colaboração com a Universidade de Newcastle, na Austrália. O seu objetivo é compreender mais acerca da prática profissional, pressões no local de trabalho, saúde mental e bem-estar. Pode responder anonimamente ao questionário aqui.

Por outro lado, a FIP lançou o relatório “Preparação, resposta e recuperação à pandemia: Lições aprendidas para farmácia global” para analisar experiências passadas e preparar os farmacêuticos para futuras pandemias e emergências de saúde pública através de seis áreas-chave: liderança do país, transformação do sistema, prática farmacêutica; força de trabalho e educação, imunização ao longo da vida e investimento em ciência e inovação.

A CEO da FIP, Catherine Duggan, garante que “os farmacêuticos desempenharam um papel vital nos esforços de resposta à pandemia”, ao explicar que este relatório procura delinear “lições valiosas” através dos desafios da Covid-19, de modo a responder a futuras pandemias. Aceda aqui ao documento completo.