FIP World Congress 2018: Balanço «muito positivo» e com elevado número de participantes
10 de setembro de 2018
A 78.ª edição do Congresso Mundial de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da Federação Internacional Farmacêutica (FIP), que se realizou em Glasgow, na Escócia, teve um balanço «muito positivo», quer «pelo elevado número de participantes», quer «pelo feedback sobre o programa da conferência e oportunidades para networking», avança Ema Paulino, secretária profissional da FIP, ao Netfarma.
Subordinado ao tema “Pharmacy – Transforming outcomes: New ways for pharmacy to provide better patient care”, foram alvo de debate assuntos como “novas formas de capacitação e inclusão da pessoa com doença/cidadão nos processos de decisão relativamente ao seu processo de saúde”, “novas terapêuticas” (medicamentos biológicos, terapêutica genética, farmacogenómica), “novos serviços farmacêuticos”, bem como “incorporação de novas tecnologias na prática farmacêutica”. A propósito da eleição do novo presidente da FIP, Dominique Jordan, que no seu discurso comprometeu-se a «dar novos impulsos» que visem o crescimento da federação, Ema Paulino refere que o crescimento do organismo passa pela identificação «das necessidades de cada um dos parceiros (organizações-membro, membros individuais, associações congéneres, OMS, parceiros corporativos, etc) e proporcionar uma plataforma internacional no seio da FIP para que estruturas com interesses comuns os possam discutir e encontrar soluções em conjunto». Questionada sobre os esforços que os farmacêuticos têm vindo a desenvolver no sentido de serem considerados parte fundamental do sistema de saúde, Ema Paulino, afirmou que os profissionais de saúde estão cada vez mais próximos de alcançar essa meta. A secretária profissional explica ainda que se têm realizado «esforços a nível internacional, através do trabalho que a FIP tem feito com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e ainda no âmbito da World Health Professions Alliance com organizações internacionais». Com vista a debater a evolução nos cuidados primários, realiza-se a conferência Global Conference on Primary Health Care, em outubro, no Cazaquistão.
A edição de 2018 do Congresso da FIP recebeu o segundo maior número de participantes, a seguir ao Congresso do Centenário em Amesterdão.
|