FNAM defende organização de Hospitais EPE em articulação com centros de saúde 419

FNAM defende organização de Hospitais EPE em articulação com centros de saúde

19-Mar-2014

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) foi hoje ao parlamento defender a necessidade de reorganizar os Hospitais EPE, articulando-os com os cuidados de saúde primários e à comunidade, para que deixem de ser «um entrave» à melhoria de cuidados.

Durante uma audição sobre a reforma hospitalar, a presidente da FNAM, Maria Merlinde, disse aos deputados da Comissão Parlamentar de Saúde que com a passagem dos Hospitais SA para Hospitais EPE, estas unidades de saúde passaram a «funcionar como um entrave à melhoria dos cuidados, porque funcionam como unidades isoladas».

«O que se entendeu por organização foi criar centros hospitalares. Não somos contra os centros hospitalares, desde que respondam às necessidades das regiões onde estão localizados, mas não se pode confundir isso com organização», disse à “Lusa”.

Organização passa por organizar internamente a situação laboral dos profissionais de saúde e principalmente por articular os hospitais com os cuidados de saúde primários, com os cuidados continuados e com os cuidados paliativos, defendeu.

«Os EPE põem em causa conquistas adquiridas, como os diplomas de carreira e contratação coletiva», afirmou, acrescentando que criam precariedade com o tipo de contratos que estabelecem com os profissionais.

Quanto à articulação, deve ser primeiro estabelecida com os centros de saúde e depois com os cuidados continuados e paliativos, sustenta a responsável.