A Ordem dos Farmacêuticos (OF) anunciou esta quinta-feira (24) um conjunto de formações em suporte básico de vida e administração de vacinas e medicamentos injetáveis de Norte a Sul do país.
Entre os meses de setembro e novembro, nas regiões Norte, Centro e Sul e Regiões Autónomas, os interessados em desenvolver estas competências terão à sua disposição vários locais formativos, na sequência do aproximar do início da época de vacinação contra a gripe e a covid-19, a acontecer também nas Farmácias Comunitárias.
A atribuição da Competência Farmacêutica depende da realização destas formações, sendo que são mais de 6 mil farmacêuticos aqueles que a possuem, o que representa “2.356 farmácias aptas para a prestação deste serviço, uma vez que possuem nos seus quadros pelo menos um farmacêutico com esta competência ativa”.
No seu site, a OF explica que “a formação de Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis (inicial ou recertificação) tem uma validade de 5 anos. Já a validade do Certificado de Competência depende das validades das duas formações necessárias à sua atribuição, sendo sempre igual à menor das duas (por exemplo, um farmacêutico com formação em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis válida até 2025 e formação em Suporte Básico de Vida válido até 2024, terá um Certificado de Competência com validade até 2024)”.
Saiba mais sobre as duas formações, bem como onde e quando se realizam, aqui.