A GE HealthCare anuncia uma colaboração com a Novo Nordisk para estimular ainda mais o desenvolvimento clínico do Ultrassom Periférico Focado: uma tecnologia inovadora que tem o potencial de regular especificamente a função metabólica no corpo utilizando ultrassons que podem apoiar o tratamento de doenças crónicas, como diabetes tipo 2 e obesidade.
O Ultrassom Periférico Focado é um tipo de medicina bio eletrónica não invasiva que usa ultrassom para ativar o sistema nervoso e estimular uma resposta que pode possibilitar o tratamento de doenças. A prova pré-clínica do conceito e a pesquisa clínica inicial em estágios iniciais sugerem que esta tecnologia pode impactar o metabolismo da glicose em pessoas com diabetes através da estimulação personalizada por ultrassom de vias nervosas. Se comprovada com evidências clínicas adicionais, esta pode representar uma abordagem não farmacológica para normalizar os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes tipo 2. A tecnologia existente foi desenvolvida por uma equipa de cientistas no Centro de Tecnologia e Inovação em Saúde da GE HealthCare, anteriormente parte do Centro de Pesquisa da GE.
Roland Rott, Presidente e CEO da área de Ultrassons da GE HealthCare, afirma que “numa era em que a diabetes está a aumentar mundialmente, estamos entusiasmados com o potencial do ultrassom para ajudar as pessoas a viver vidas mais saudáveis. Esta colaboração com a Novo Nordisk abre um caminho para evoluir o ultrassom de um meio de triagem e diagnóstico para uma terapia. Estamos ansiosos para validar e desenvolver ainda mais esta ciência potencialmente inovadora, à medida que procuramos oferecer opções de tratamento alternativas para doenças crónicas.”
Em Portugal, no ano de 2021, cerca de 1,1 milhões de portugueses com idades entre os 20 e os 79 tinha diabetes1. No mundo, estima-se que 540 milhões de adultos tenham diabetes, com a diabetes tipo 2 a representar mais de 90%2 dos casos. Estima-se ainda que um em cada oito indivíduos terá diabetes em 2045, com uma carga significativa da doença em países de baixa e média renda2. Dado o impacto na qualidade de vida e na mortalidade, e com a sua prevalência a aumentar a uma velocidade alarmante nas últimas três décadas3, a Diabetes tipo 2 é uma carga significativa para a saúde pública. A obesidade afeta aproximadamente 1 bilião de pessoas em todo o mundo4.
“Estamos ansiosos para explorar o potencial impacto que esta tecnologia pode ter no tratamento de pessoas com diabetes tipo 2 e obesidade, pois existem necessidades significativas não atendidas nessas doenças, apesar dos avanços recentes nos cuidados de saúde”, referiu Martin Holst Lange, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Desenvolvimento da Novo Nordisk, adicionando que, “embora ainda esteja no início, as possibilidades de usar o ultrassom para fins terapêuticos são cativantes, e damos as boas-vindas à nossa colaboração com a GE HealthCare nesta área verdadeiramente inovadora”.
Como parte da colaboração, a GE HealthCare e a Novo Nordisk irão contribuir com as suas experiências em tecnologia médica de ultrassom e tratamento e gestão de doenças metabólicas, enquanto ambas as partes trabalham juntas para desenvolver uma solução de Ultrassom Periférico Focado para melhorar os cuidados de saúde entregues ao doente, baseando-se na extensa pesquisa fundamental realizada até ao momento pela equipa da GE HealthCare. Os termos adicionais do acordo não foram divulgados.
[1] Sociedade Portuguesa de Diabetologia. O Observatório Nacional da Diabetes. Diabetes: Factos e Números – 10ª edição. https://apdp.pt/3d-flip-book/relatorio-do-observatorio-nacional-da-diabetes/. Acedido a 24-10-2023
[2] International Diabetes Federation. About diabetes – Facts & figures. https://idf.org/about-diabetes/diabetes-facts-figures/. Acedido a 22-09-2023.
[3] Khan MAB, Hashim MJ, King JK, Govender RD, Mustafa H, Al Kaabi J. Epidemiology of type 2 diabetes – global burden of disease and forecasted trends. J Epidemiol Glob Health. 2020;10(1):107-111. doi:10.2991/jegh.k.191028.001
[4] World Obesity Federation, World Obesity Atlas 2023. https://data.worldobesity.org/publications/?cat=19.