GE HealthCare investe 134 milhões de euros na fábrica de meios de contraste em Cork 281

A GE HealthCare anunciou um investimento de 134 milhões de euros (138 milhões de dólares) para expandir a sua fábrica de meios de contraste em Cork, na Irlanda.

Os meios de contraste são agentes imagiológicos injetáveis utilizados para melhorar a visualização de órgãos, vasos sanguíneos e tecidos durante o diagnóstico por imagem. Prevê-se, segundo especifica a empresa em comunicado, que a procura mundial de meios de contraste iodados, utilizados em raios-X, tomografia computorizada (TC) e procedimentos de intervenção, duplique na próxima década, impulsionada pelo envelhecimento da população e pela crescente prevalência global de doenças crónicas.

Em 2024, as instalações de Cork, juntamente com os centros de produção de enchimento e acabamento da GE HealthCare em Xangai, na China, e em Oslo, na Noruega, forneceram mais de 100 milhões de doses de meios de contraste a pacientes de todo o mundo.

 

Mais de 25 milhões de doses

As instalações “de última geração no local da fábrica existente produzirão mais 25 milhões de doses de meios de contraste por ano até ao final de 2027, ajudando a acomodar a crescente procura global”, lê-se no comunicado.

As novas instalações de 3.000 m² serão utilizadas tanto para produtos existentes como para produtos em preparação e incluirão tanques de preparação de soluções, sistemas multifuncionais de manuseamento de pós, uma nova linha de enchimento e autoclaves, com sistemas avançados de automatização para apoiar a produção.

Este investimento permite à empresa, como sublinha, no comunicado, Félix Yéboles, diretor geral da GE HealthCare Pharmaceutical Diagnostics (PDx) Espanha e Portugal (Ibéria), reforçar o seu compromisso com a inovação e garantir o fornecimento de meios de contraste a nível global. “Na Península Ibérica, continuamos empenhados em assegurar um fornecimento estável e fiável destes medicamentos de diagnóstico, permitindo que os profissionais de saúde disponham das ferramentas necessárias para fornecer diagnósticos precisos e melhorar a eficiência dos cuidados prestados aos doentes”, acrescenta.

Todas as fases do fabrico de meios de contraste da GE HealthCare, desde o desenvolvimento do ingrediente ativo até ao produto final, cumprem as Boas Práticas de Fabrico (BPF). Com mais de 4.000 colaboradores em todo o mundo, a divisão PDx também desenvolve e fornece produtos radiofarmacêuticos utilizados no diagnóstico, monitorização e seleção de tratamentos em neurologia, cardiologia e oncologia, entre outras áreas. Através da sua carteira de produtos, a PDx contribui para o tratamento de quatro doentes por segundo a nível mundial.