A GE HealthCare (Nasdaq: GEHC) anunciou ter recebido um financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates no valor de mais de 44 milhões de dólares para a criação de ferramentas de avaliação automática de imagens de ultrassons fáceis de usar e assistidas por IA. Estas ferramentas vão procurar ajudar os profissionais de saúde – mesmo aqueles sem formação especializada ou experiência com ultrassons -, com recurso a informações de decisão clínica para a realização de exames de ultrassons obstétricos e de rastreio pulmonar mais eficazes em cuidados maternos e neonatais, bem como na saúde pulmonar pediátrica. O objetivo é aumentar o acesso nos países de baixos e médios rendimentos e em diversos locais de prestação de cuidados.
A mortalidade materna e infantil é um problema de saúde em todo o mundo: em 2020, quase 800 mulheres morreram todos os dias de causas evitáveis relacionadas com a gravidez e o parto, com aproximadamente 95% de todas as mortes maternas a ocorrerem em países de baixos e médios rendimentos. Em 2019, 2,4 milhões de crianças morreram também em todo o mundo no primeiro mês de vida. Situações em que as tecnologias de ultrassons, que são usadas nos cuidados maternos para determinar marcadores de saúde fetal e condições como idade gestacional, apresentação fetal, gestação múltipla (mais de um feto), viabilidade fetal, fluxo sanguíneo umbilical e gravidez ectópica, são uma ferramenta importante.
Para as crianças com menos de cinco anos de idade, a pneumonia é a principal causa de morte em todo o mundo. Uma vez que os seus sintomas se podem desenvolver subitamente, o diagnóstico precoce é essencial para um tratamento eficaz e para a prevenção de complicações. A ecografia pulmonar no local de tratamento pode proporcionar aos médicos uma visão de todo o pulmão, é facilmente repetível e pode diagnosticar a pneumonia com maior precisão do que uma radiografia ao tórax.[1]
A Caption Health, líder em inteligência artificial (IA) médica, adquirida pela GE HealthCare em fevereiro de 2023, vai conceber esta tecnologia, que deverá funcionar num conjunto de dispositivos e sondas de ultrassons, incluindo dispositivos portáteis de baixo custo.
“Estamos orgulhosos e entusiasmados por termos recebido este apoio da Bill & Melinda Gates Foundation para tornar os ultrassons mais acessíveis em países de baixos e médios rendimentos. Os ultrassons são uma ferramenta essencial para o rastreio e o diagnóstico de várias condições médicas, incluindo a saúde de gestantes e a gestão de doenças respiratórias”, diz Roland Rott, presidente e CEO da Ultrasound, GE HealthCare. “No entanto, uma limitação fundamental é a orientação dos utilizadores menos qualificados para uma aplicação eficaz de ultrassons, acessíveis no local de prestação de cuidados, no seu ambiente de cuidados. Este financiamento ajudará a levar a tecnologia líder de IA da Caption Health, personalizada, a mais utilizadores, contribuindo assim para um maior acesso a cuidados médicos de maior qualidade.”
Em 2020, a Caption Health recebeu um financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates para apoiar o desenvolvimento de uma tecnologia de IA inovadora para a ecografia pulmonar.
“As aplicações de IA da Caption Health foram concebidas para guiar os profissionais de saúde, passo a passo, durante um exame de ultrassons, no sentido de os ajudar a capturar e interpretar imagens de ultrassons de alta qualidade”, afirma Karley Yoder, Chief Digital Officer, Ultrasound, GE HealthCare e General Manager, Caption Health. “Estamos gratos pelo apoio contínuo da Fundação Bill & Melinda Gates, que nos permite expandir o desenvolvimento do nosso projeto de ultrassons pulmonar existente e também ampliar o alcance desta tecnologia poderosa e inovadora para ajudar a fornecer cuidados a mães e crianças.”
Atualmente, a Caption Health oferece o software Cardiac Guidance, que está autorizado pela FDA. Com o apoio do financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates, a Caption Health irá desenvolver vários algoritmos de ultrassons pulmonares e obstétricos através da validação clínica e da apresentação de propostas regulamentares.
[1] Systematic review and meta-analysis for the use of ultrasound versus radiology in diagnosing of pneumonia, Saeed Ali Alzahrani et al. Crit Ultrasound J. 2017; 9: 6. doi: 10.1186/s13089-017-0059-y