Gel vaginal aumenta eliminação do HPV de alto risco 84

No âmbito do Dia Mundial da Prevenção do Cancro do Colo do Útero, a Procare Health apresentou os resultados do ensaio clínico Paloma 2, que confirma, como mencionado em comunicado, a eficácia do gel vaginal Papilocare® “como uma solução terapêutica não invasiva para regredir as lesões cervicais de baixo grau ou eliminar o Papiloma vírus Humano (HPV)”. 

 

Em 88% o HPV foi eliminado

O estudo Paloma 2, realizado em 19 hospitais espanhóis, incluiu 164 mulheres com idade média de 41,13 anos, todas positivas para HPV de alto risco e apresentando lesões cervicais de baixo grau. As participantes foram divididas em dois grupos: um tratado com Papilocare® e outro sob vigilância ativa sem intervenção direta.

Os resultados demonstraram que 88% das mulheres tratadas com Papilocare® eliminaram com sucesso o HPV após seis meses de tratamento, contrastando com apenas 46% no grupo de controlo. Estes resultados estatisticamente significativos (p=0.0011) reforçam as conclusões anteriores do estudo Paloma 1, que demonstrou 81,8% de eficácia na regressão das lesões cervicais.

Os resultados foram divulgados na última edição do Congresso EUROGIN (Congresso Internacional Multidisciplinar sobre HPV) realizado no Porto.

 

Tratamento bem tolerado

O Papilocare® também demonstrou “uma excelente segurança e tolerabilidade”, segundo referido em comunicado.

A posologia é de uma aplicação diária durante três meses, seguida de uma aplicação em dias alternados por mais três meses, com “nenhum efeito adverso significativo foi relatado”.

O “Papilocare® é uma opção adicional eficaz e não invasiva que não só aumenta a eliminação do HPV de alto risco, como também contribui para a regressão das lesões cervicais de baixo grau, além de reduzir o risco de transmissão ao parceiro”, conclui o comunicado.