Gilead apresenta novos dados do Programa de Colaboração e Investigação para a cura da infeção por VIH 900

A Gilead Sciences anunciou os resultados de quatro estudos colaborativos que avaliam novas combinações e estratégias de investigação com potencial para atingir o reservatório do vírus VIH ou melhorar a resposta imunitária para manter o controlo virológico na ausência de terapêutica antirretrovírica (TARV). Estes resultados representam a abordagem multidimensional do programa de investigação para a cura da infeção por VIH que a Gilead tem em curso. Os dados foram apresentados na Conferência sobre Retrovírus e Infeções Oportunistas (CROI) 2023, em Seattle.

Os resultados do programa de investigação para a cura da infeção por VIH-1 incluem dados de três estudos que avaliam estratégias para manter o controlo virológico na ausência de TARV. Os dados de fase 2 do estudo TITAN mostram que o tratamento com os anticorpos amplamente neutralizantes do VIH-1 “resultou num atraso significativo na recorrência (rebound) viral”. Um estudo de fase 1/2, realizado pela Universidade da Califórnia em São Francisco com o apoio da Gilead Sciences e da amfAR, The Foundation for AIDS Research, “mostrou evidência de que a imunoterapia combinada constituída por uma vacina, um imunomodulador e bNAbs pode levar a um controlo virológico”. Um outro estudo de fase 2, AELIX-003, mostrou que “uma combinação de uma vacina e um imunomodulador induziu uma forte resposta das células T”, lê-se em comunicado.

“Os resultados do estudo TITAN são um exemplo do progresso que as parcerias de investigação podem representar na procura de uma cura para a infeção por VIH e demonstram o potencial das estratégias combinadas e o seu papel fundamental nessa procura,” disse Ole Søgaard, professor no Departamento de Doenças Infeciosas na Aarhus University, na Dinamarca. “É necessária investigação clínica adicional sobre o potencial dos bNAbs que pode ajudar na descoberta de novas abordagens que transformem a gestão da infeção por VIH nos doentes”, disse.

Um quarto estudo pré-clínico em modelos de macaco, realizado em colaboração com a Gritstone bio, mostrou que “o vírus da imunodeficiência símia (VIS) ChAd e as vacinas SamRNA combinadas com imunomoduladores induziram uma forte resposta imunitária”.

“Os insights gerados pelos estudos apresentados no CROI este ano estão a permitir aprofundar o conhecimento científico sobre os potenciais caminhos para a cura da infeção por VIH e a expandir a compreensão global do papel que os anticorpos neutralizantes, vacinas e moduladores imunitários podem desempenhar no futuro da infeção por VIH para as pessoas que vivem com o vírus,” disse Devi SenGupta, executive director, HIV clinical development, Gilead Sciences. “A Gilead, na sua missão para ajudar a acabar com a epidemia VIH para todos, em todo o mundo, continuará a explorar novas estratégias de combinação”, explicou.