Gilead assina acordos de licenciamento voluntário para aumentar acesso a lenacapavir 85

A Gilead Sciences anunciou hoje que assinou acordos de licenciamento voluntário, isentos de royalties, com seis fabricantes de genéricos para aumentar o acesso a lenacapavir para a prevenção do VIH em países com elevada incidência e recursos limitados.

Em comunicado, o empresa explica que os acordos assinados permitem aos fabricantes em questão produzir e vender lenacapavir genérico – algo ainda sujeito às aprovações regulamentares necessárias – em 120 países de rendimento baixo e médio-baixo.

Os acordos foram assinados antes de qualquer apresentação de regulamentação global “para permitir que estes países introduzam rapidamente versões genéricas do lenacapavir para a prevenção do VIH, se aprovado”, reforça a Gilead. O objetivo é a aposta na profilaxia pré-exposição (PrEP).

A Gilead, ainda de acordo com o comunicado, planeia fixar o preço do produto sem lucro para a empresa e fornecer o fármaco até que os fabricantes de genéricos satisfaçam totalmente a procura.

Os acordos também abrangem o lenacapavir para o tratamento do VIH em adultos com elevada experiência de tratamento e VIH multirresistente.

 

Os fabricantes

As empresas de genéricos que irão fabricar e fornecer lenacapavir aos 120 países são, ainda de acordo com o comunicado, Dr. Reddy’s Laboratories Limited, Emcure, Eva Pharma, Ferozsons Laboratories Limited, Hetero e Mylan, uma subsidiária da Viatris.

A Gilead selecionou estes parceiros com base “em critérios rigorosos, tendo em conta os desafios do fabrico de um medicamento complexo como o lenacapavir”, refere a empresa, acrescentando que “todos os seis parceiros (…) estão bem equipados para produzir medicamentos injetáveis estéreis”.