A Gilead Sciences emitiu um comunicado a indicar que o Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP), da Agência Europeia do Medicamento (EMA), emitiu um parecer positivo sobre a atualização do Resumo das Características do Medicamento (RCM) para o Veklury (remdesivir), aquele que foi o primeiro tratamento antiviral aprovado para a covid-19.
De acordo com o divulgado, a Comissão Europeia concedeu a Veklury uma Autorização de Introdução no mercado condicional em julho de 2020, e continua a recomendar o remdesivir para o tratamento da covid-19 em adultos e adolescentes com pneumonia que necessitem de oxigénio suplementar (oxigénio de baixo ou alto fluxo ou outros meios de ventilação não invasiva) no início do tratamento.
Contudo a indicação exclui agora os doentes que no início do tratamento recebem ventilação mecânica invasiva (IMV) ou oxigenação por membrana extracorporal (ECMO).
O parecer do CHMP resulta da análise dos resultados finais do ensaio ACTT-1 de Fase 3, duplamente-cego, controlado por placebo.
Esta atualização de RCM só terá efeitos após a adoção da recomendação pela Comissão Europeia no próximo ano.