A GlaxoSmithKline e a Pfizer, duas das principais indústrias farmacêuticas globais, decidiram combinar os seus negócios de saúde do consumidor numa “joint venture” que se vai chamar GSK Consumer Healthcare.
Esta parceria vai reunir marcas líderes de vendas como a Advil, Centrum, Emulgel, Sensodyne e Voltaren.
A GSK Consumer Healthcare sterá Brian McNamara como diretor executivo, e pretende ocupar posições de liderança em alívio da dor, vitaminas e sais respiratórios, minerais e suplementos, além de saúde bucal terapêutica.
As empresas indicam que a empresa manterá a posição número um no mercado de balcão (OTC) nos EUA e a segunda posição na OTC na China.
A GlaxoSmithKline irá controlar 68% da empresa, enquanto que a Pfizer vai ter uma participação de 32%.
A conclusão da transação ocorre pouco tempo depois da Pfizer ter anunciado uma parceria nos seus negócios de medicamentos estabelecidos genéricos e patenteados Upjohn com a Mylan.
Espera-se que a joint venture obtenha US$ 606 milhões até 2022, dos quais 25% serão reinvestidos no negócio para apoiar projetos de inovação e prospecção de novas oportunidades de negócios.