“Using voice technology to power more engaging digital health experiences”, este é o lema que a Glintt transpôs para um dos seus mais recentes projetos: uma app de reconhecimento de voz para a SCMP
Lisboa, 26 de março de 2019 – A Glintt – Global Intelligent Technologies, multinacional líder em serviços tecnológicos na área da Saúde, criou uma aplicação de reconhecimento de voz para a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), que promete transformar a forma como se fazem registos clínicos. Fruto de uma parceria com a AB Consulting, o projeto deu os primeiros passos em 2018 e, desde o final do ano, que o piloto está em fase de exploração.
Desta forma, esta aplicação móvel, única pela sua capacidade de integração do texto gerado no processo clínico eletrónico, permite que, através da voz, o médico faça o registo das notas clínicas diárias, tanto na consulta como no internamento, que posteriormente são convertidas em texto pela própria solução. O profissional de saúde pode ainda aceder, por exemplo, à lista de doentes internados e através da voz efetuar os registos que tradicionalmente o obrigariam a estar a uma secretária a escrever.
Para Filipa Fixe, Executive Board Member na Glintt, os objetivos desta aplicação de voz são claros: “a nossa aplicação irá permitir à SCMP aumentar o tempo dedicado pelo médico ao doente; reduzir o tempo em tarefas de carater administrativo; e a mobilidade do médico que pode efetuar registos sem necessidade de estar fisicamente preso a um computador tradicional”, afirma.
Esta inovação, desenvolvida e implementada pela Glintt, enquadra-se na estratégia de modernização adotada pela Santa Casa da Misericórdia do Porto. De acordo com António Tavares, Provedor da instituição, “um dos principais desafios tem sido garantir que a SCMP acompanha a designada transformação digital, ou seja, que consegue tirar partido das novas tecnologias para satisfazer as necessidades de todas as partes interessadas, quer sejam externas ou internas. Neste contexto, temos lançado iniciativas como o desenvolvimento da app do médico com aplicação de alguns dos aceleradores de inovação, nomeadamente o reconhecimento de voz devidamente integrado no que designamos internamente por Mordomo Digital”, explica. Menciona ainda que a parceria com a Glintt, que já leva 10 anos, “ tem incentivado ao desenvolvimento de novos produtos aplicáveis na saúde e em outras instituições, sempre com o foco na otimização e no suporte à visão 360º dos cidadãos”.
Ainda a propósito desta inovação, o Provedor da SCMP refere que têm de “balancear as atividades dos médicos com ferramentas que potenciem a sua produtividade e que colaborem diretamente para a melhoria da prestação de cuidados de saúde com mais informação e desenvolvendo, a médio prazo, as linhas orientadoras para a Inteligência Artificial, auxiliando o médico no seu processo de decisão”.
Este trabalho, desenvolvido para a Santa Casa Misericórdia do Porto, é um projeto em evolução, já que futuramente também pretende, através do reconhecimento da voz, que o médico tenha a possibilidade de efetuar tarefas como a prescrição de exames, assim como o alargamento a outras áreas funcionais da atividade médica.
João Figueiredo, responsável pelo departamento de Sistemas de Informação da SCMP, explica também que “foram realizadas atividades conjuntas com a Glintt e que, tendo por base a vasta experiência de integrações com várias plataformas e soluções existentes e implementadas – quer no mercado de saúde nacional, quer internacional – foi possível, numa perspetiva de parceria, registar o produto, salvaguardando a componente de licenciamento, código fonte e propriedade intelectual”.
Desenvolvida com tecnologia Outsystems e soluções Glintt (produto Core Globalcare e Plataforma de interoperabilidade G-Platform), esta solução foi fruto do trabalho de uma equipa de quatro pessoas: Célia Ribeiro e Rui Paiva (client engagement managers), Nuno Meireles (project manager) e Pedro Rocha (software manager).