A Google contratou David Feinberg, CEO da Geisinger Health, para supervisionar as diversas iniciativas da área da saúde da empresa. Sob a responsabilidade do diretor AI Jeff Dean, que lidera a divisão de investigação em IA da Google, a mais recente contratação vai trabalhar de perto com o CEO da Google, Sundar Pichai. Esta é mais uma confirmação de que a Google pretende destacar-se na área da saúde e da importância que a Inteligência Artificial vai ter no futuro.
A Google está a reorganizar a sua unidade de negócio de saúde, reforçando o seu posicionamento através de uma maior integração entre as diferentes subsidiárias da empresa-mãe Alphabet (Verily, Calico, Nest, DeepMind e Google Fit).
Em 2008, o Google lançou um projeto chamado Google Health, que visava unificar os dados médicos dos pacientes armazenados por diferentes provedores. Mas foi só em 2013 que abriu o caminho para o Google Fit. Além desta app, a Nest – uma subsidiária do Google Home – está a trabalhar para ingressar no negócio de saúde digital, tendo adquirido recentemente uma startup chamada Senosis que desenvolvia produtos para monitorização de saúde e dados vitais.
A divisão de IA da Google também tem a sua própria ação neste segmento. Por lá, estaria a ser desenvolvido o “Google Brain”, que aparentemente serviria como um “cérebro médico” para auxiliar de alguma forma o desenvolvimento e a prática da medicina.
A contratação da Feinberg é uma indicação de que a empresa quer unificar as diversas iniciativas de saúde abrangendo os seus serviços da web, software, hardware, entre outros. De acordo com o jornal “The Wall Street”, Feinberg deve fornecer orientação estratégica, embora não esteja claro se o seu papel abrangerá os esforços experimentais da Alphabet.