Governo autoriza concurso para 65 médicos especialistas 803

Governo autoriza concurso para 65 médicos especialistas

16 de Abril de 2015

Será lançado um concurso de recrutamento para 65 médicos especialistas em todo o país.

A medida, autorizada ontem pelo Governo, quer resolver «as maiores carências de recursos» da área hospitalar, pode ler-se no despacho publicado ontem em Diário da República. Segundo o documento, faltam 20 médicos especialistas de Anestesiologia, 38 de Medicina Interna e sete de Radiologia.

O documento, assinado pela ministra das Finanças e pelo ministro da Saúde, não especifica os estabelecimentos de saúde que deverão acolher estes profissionais de saúde, limitando-se a distribuir estas necessidades pelas administrações regionais de Saúde.

Os médicos recrutados terão uma «obrigatoriedade de permanência no estabelecimento de colocação pelo período mínimo de três anos».

 «Ainda que o Governo tenha procurado criar as condições necessárias para o recrutamento de todos os médicos que adquiriam a respetiva formação médica especializada desde a segunda época de 2010, a verdade é que as necessidades identificadas pelos diversos serviços e estabelecimentos não têm sido integralmente satisfeitas, face ao número de médicos que em cada época de avaliação final do internato médico, constituem os potenciais candidatos para colocação ao abrigo dos procedimentos que têm vindo a ser desenvolvidos», refere o despacho, citado pelo “Público”. Os ministros reconhecem ainda que «existem médicos que, detendo o título de especialista em áreas de especialização que apresentam necessidades em muitos serviços e estabelecimento de saúde, não detêm, todavia, um vínculo com o Serviço Nacional de Saúde, em muitos casos sustentado apenas em contratos em regime de prestação de serviços».

Assim, o Governo conclui que é «indispensável autorizar a abertura de procedimentos de recrutamento para algumas especialidades da área hospitalar», numa medida que admite «o reingresso dos profissionais que entretanto se desvincularam, mas que têm interesse em ingressar no Serviço Nacional de Saúde».