Governo brasileiro prevê recrutar médicos estrangeiros até 2026 627

Governo brasileiro prevê recrutar médicos estrangeiros até 2026

21 de Setembro de 2015

O Governo brasileiro pretende recrutar médicos estrangeiros até 2026, quando devem estar formadas as primeiras turmas de cursos adaptados à atenção básica, afirmou o ministro da Saúde do país, Arthur Chioro, em entrevista publicada na sexta-feira pelo portal “G1”.

Atualmente, há 18.240 médicos integrados no programa federal denominado Mais Médicos, que começou a recrutar há dois anos profissionais para atuar em municípios com falta de generalistas, incluindo regiões afastadas dos grandes centros urbanos. Deste grupo, 11.429 são cubanos contratados, 5.274 são brasileiros e 1.537 são licenciados no exterior, revelou o “G1”, citado pela “Lusa”.

A medida, tomada pelo governo brasileiro para suprir a falta de médicos de saúde familiar, gerou polémica no país e críticas do Conselho Federal de Medicina, principalmente devido à aceitação de estrangeiros sem exames de reconhecimento de competências do diploma e à contratação de cubanos com salário mais baixos.

O Mais Médicos foi lançado pela Presidente Dilma Rousseff em julho de 2013, mas os primeiros profissionais passaram a atuar no Brasil em setembro e outubro do mesmo ano. Segundo o Ministério da Saúde, citado pelo “G1”, os profissionais de saúde chegaram pelo programa a 4.058 municípios brasileiros, 73% do total de cidades no país.

O ministro Arthur Chioro afirmou ao portal que, apesar da crise económica no Brasil, não há planos de diminuir os investimentos no programa.