Governo da Madeira investiu 500 mil euros na campanha sazonal de vacinação 199

A campanha sazonal de vacinação contra a gripe e covid-19 na Madeira, que arrancou hoje, representa um investimento de 500 mil euros e disponibiliza mais de 73 mil doses, informou o secretário da Saúde e Proteção Civil do arquipélago.

Pedro Ramos sublinhou que a campanha de vacinação na Madeira “tem mais de 20 anos, sendo assegurada pelos cuidados primários de saúde”, bastando o utente dirigir-se ao centro de saúde.

“Temos mais de 50.660 vacinas para a gripe e 20.260 para a covid-19”, disse o responsável aos jornalistas, segundo a Lusa, no principal centro de saúde do Funchal, onde foi também vacinado, marcando o seu regresso ao trabalho, depois de um interregno por motivos de saúde.

O governante destacou que o plano de vacinação da Madeira tem algumas diferenças do que vigora a nível nacional, recordando que, além de ser assegurado pelos cuidados de saúde primários, abrange cidadãos “a partir dos 50 anos” e que existem “cerca de 2.500 doses para aqueles de mais idade que estão internados nos estabelecimentos residenciais para idosos e têm 80 e mais anos”.

“Esperamos que a percentagem de adesão a esta campanha seja o mais alta possível”, afirmou, indicando que no ano passado foram administradas 45 mil vacinas contra a gripe e 15 mil contra a covid-19, tendo a Madeira solicitado mais 5.000 vacinas.

Segundo o governante, até às 12:00 de hoje tinham sido vacinadas 16 pessoas contra a covid-19 e 226 contra a gripe.