Governo e Indústria acordam redução da despesa com medicamentos 566

Governo e Indústria acordam redução da despesa com medicamentos

20 de novembro de 2014

O Ministério da Saúde e a Indústria Farmacêutica chegaram, esta quinta-feira, a acordo para renovar o protocolo de redução da despesa com medicamentos. Um entendimento que, segundo o “Jornal de Notícias”, evita a entrada em vigor de uma taxa sobre a venda dos fármacos, que tinha sido anunciada pelo Governo.

Os termos do acordo foram fechados, esta quinta-feira de manhã, e contemplam uma contribuição por parte da Indústria Farmacêutica maior do que a do ano passado, e que pode ascender a 120 milhões de euros.

Os contornos do acordo serão anunciados ainda hoje. O protocolo deverá ser assinado, ao final da tarde desta quinta-feira, entre o Ministério da Saúde e a APIFARMA.

O Orçamento de Estado para 2015 previa a substituição do acordo existente por uma taxa aplicada diretamente às vendas dos laboratórios. O novo acordo suspende a entrada em vigor desta taxa.

À luz deste acordo, a empresas farmacêuticas «vão dar aos hospitais um apoio em notas de crédito», segundo revelou, em setembro, à “TSF”, o presidente do INFARMED, Eurico Castro Alves.