Governo nomeia novos dirigentes para o INFARMED e a ARS 531

14 de Janeiro de 2016

O INFARMED vai ter um novo conselho diretivo, que vai tomar posse amanhã, numa sessão que contará com a presença do ministro Adalberto Campos Fernandes e do secretário de Estado da Saúde Manuel Delgado.

Henrique Luz Rodrigues será o novo presidente do Conselho Diretivo. Luz Rodrigues é licenciado em medicina e especialista em farmacologia clínica. Em termos profissionais, presidiu à Comissão de Farmácia e Terapêutica do Centro Hospitalar de Lisboa Norte e foi membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED em representação da Ordem dos Médicos. Desempenhou ainda diversas funções na Agência Europeia do Medicamento, o regulador para a área do medicamento na União Europeia.

O vice-presidente será Rui Ivo, que transita da presidência da ACSS para regressar ao INFARMED, onde esteve entre 1994 e 2005, e que chegou a liderar entre 2002 e 2005. O atual presidente era Helder Mota Filipe, que se mantém na equipa de dirigentes, enquanto vogal. Depois de 10 anos enquanto vice-presidente, passou a presidente, substituindo o médico Eurico Castro Alves.

Também já se conhece o nome de quem vai presidir o Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS): Marta Temido antiga presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares.

É doutorada em Saúde Internacional, especialidade de Políticas de Saúde e Desenvolvimento e assistente convidada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) também vai passar a ter uma nova direção. Depois do pedido de demissão de Luís Cunha Ribeiro, na sequência do caso de morte por rutura de aneurisma no Hospital de São José, a presidência do conselho diretivo ficará nas mãos de Rosa Matos, que foi presidente da ARS do Alentejo, noticiou o “Diário de Notícias”.