Governo quer contratar médicos espanhóis para o interior do país 580

Governo quer contratar médicos espanhóis para o interior do país

17 de Março de 2015

O Ministério da Saúde quer contratar médicos de família espanhóis para trabalharem no interior do país, região onde há carência de profissionais de medicina. O Governo propõe uma remuneração bruta de 2.746 euros, metade do valor pago em Espanha.

Segundo informações avançadas pelo “Diário de Notícias”, o concurso para 115 vagas na especialidade de Medicina Geral e Familiar foi divulgado nas regiões espanholas de Galiza, Andaluzia, Extremadura, Castela e Leão. A remuneração inferior à oferecida em Espanha parece não ser encarada como um entrave, já que, segundo fonte da ACSS, a ideia é que os clínicos espanhóis «ocupem as vagas nos centros de saúde do interior do país, tendo a possibilidade de conciliar essa atividade com outras tarefas que possam ter em Espanha».

«Na União Europeia vigora o princípio do reconhecimento de diplomas (incluindo os de medicina) e qualquer cidadão europeu, espanhol ou não, pode concorrer aos concursos que forem abertos em Portugal», esclareceu o Ministério da Saúde. Os médicos que concorrerem serão contratados como quaisquer outros e de acordo com a tabela remuneratória em vigor.