Governo quer injetar capital e criar unidade para controlar dívida ao SNS 563

Governo quer injetar capital e criar unidade para controlar dívida ao SNS

 


19 de setembro de 2017

Injetar capital e criar uma “Unidade de Análise Orçamental” são duas medidas que o Governo pretende implementar com o objetivo de controlar a dívida ao SNS.

«Na área da Saúde está ainda previsto para 2018 um esforço substancial de diminuição da dívida das entidades do SNS, permitindo a obtenção de melhores condições comerciais junto de fornecedores (poupança estimada de cerca de 75 milhões de euros)», lê-se no relatório que acompanhou a proposta de lei entregue no Parlamento. O Governo acrescenta ainda que «a injeção de capital para a diminuição de dívida ocorrerá a par de um reforço significativo dos mecanismos de monitorização e acompanhamento da execução orçamental das entidades do SNS, mediante a criação de uma Unidade de Análise Orçamental desenhada para o efeito, numa iniciativa conjunta entre os Ministérios da Saúde e das Finanças», lê-se numa notícia avançada pelo “Observador”.

Em agosto deste ano, segundo os dados mais recentes, os pagamentos em atraso aos hospitais chegavam aos 903 milhões de euros, mais 51 milhões do que em julho e quase mais 200 milhões do que em agosto do ano anterior.