Governo renova reconhecimento do HCP como Cluster da Competitividade 368

O Ministério da Economia, através do Gabinete do Secretário de Estado da Economia, renovou o reconhecimento do Health Cluster Portugal (HCP) como Cluster da Competitividade no ciclo 2024-2030.

O Health Cluster Portugal assume como missão contribuir para uma maior competitividade da cadeia de valor nacional da Saúde pela valorização do conhecimento gerado e disponível nas universidades, nos institutos de investigação, nos hospitais e nas empresas num quadro de desenvolvimento económico e social, de sustentabilidade e de mais e melhor saúde.

Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal, congratula-se, em comunicado, com a renovação do reconhecimento, “que consolida o trabalho que tem vindo a ser realizado a nível nacional e internacional” e afirma que “o setor da saúde contínua em franco crescimento em Portugal, com resultados muito positivos que potenciam também o desenvolvimento empresarial, social e económico do país”.

Em Portugal, o setor da saúde desempenha um papel vital na economia, representando um volume de negócios anual de aproximadamente 40,5 mil milhões de euros e um valor acrescentado bruto de cerca de 14 mil milhões de euros. Este setor envolve cerca de 118 mil empresas e emprega cerca de 424 mil pessoas, números que evidenciam a sua importância para o tecido empresarial e para o mercado de trabalho do país.

Os Clusters de Competitividade são plataformas agregadoras de conhecimento e de competências, constituídas por parcerias e redes de empresas e outras entidades relevantes para a valorização de sectores ou cadeias de valor, que partilham uma visão estratégica comum.