Grécia quer aumentar utilização de medicamentos genéricos 379

Grécia quer aumentar utilização de medicamentos genéricos

11-Mar-2014

O ministro da Saúde grego, Adonis Georgiades, declarou que o país pretende impulsionar a utilização de medicamentos genéricos, pelo menos, até 30% do volume total de medicamentos comercializados na Grécia até ao final do ano, divulgou a agência “Bloomberg”.

O responsável indicou que a Grécia quer atingir uma quota de 60% para este tipo de fármacos até ao final de 2015, acima dos 19,8% alcançados no final do ano passado. Georgiades assinalou que o mercado de medicamentos genéricos corresponde a 500 milhões de euros anuais e poderá crescer para os 750 milhões de euros quando a Grécia alcançar uma quota de 60%, citou o “Firstword”.

Georgiades sublinhou que a percentagem de genéricos comercializada na Grécia é mais baixa quando comparada à média europeia (70%), tendo adiantado que para além dos esforços para aumentar a sua utilização, o país vai reduzir o preço médio dos tratamentos a cada seis meses, possibilitando que os fabricantes ajustem os preços à concorrência internacional.

O ministro apontou que o mercado farmacêutico na Grécia está avaliado em aproximadamente 2 mil milhões de euros, enquanto que em 2009 equivalia a 5,6 mil milhões de euros.