Gripe com baixa incidência e tendência decrescente 765

Gripe com baixa incidência e tendência decrescente

12 de Fevereiro de 2016

A taxa de incidência da gripe em Portugal foi baixa, na semana passada, e com tendência decrescente, segundo um boletim do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, divulgado ontem.

De acordo com o documento, a taxa de incidência foi de 41,7 por 100 mil habitantes (47,8 na semana anterior), numa semana em houve um aumento de casos de gripe na Europa.

Na semana passada, o vírus da gripe do tipo A foi o mais detetado, em 12 dos 22 casos analisados, um valor semelhante ao de semanas anteriores.

O Instituto Nacional de Saúde salienta que os vírus da gripe circulantes são, na sua maioria, semelhantes aos vírus contemplados na vacina antigripal, que foi distribuída para este inverno.

No boletim, o Instituto explica que, na semana em questão, foram admitidos 17 novos casos de gripe em unidades de cuidados intensivos, «estimando-se em 6,3% a taxa de admissão por gripe», em unidades de cuidados intensivos, citou a “Lusa”.

Este valor é mais elevado do que o estimado em semanas anteriores, diz-se ainda no documento, no qual se explica que, em 85% dos doentes, foi identificado o vírus influenza A.

O Instituto afirma ainda que a mortalidade por todas as causas, na primeira semana de fevereiro, foi de acordo com o esperado, e que as temperaturas estiveram em valores próximos do normal.