Gripe: Epidemia de baixa intensidade e com tendência estável 764

Gripe: Epidemia de baixa intensidade e com tendência estável

 


02 de fevereiro de 2018

A atividade gripal em Portugal é considerada de «baixa intensidade» com tendência estável, segundo o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe do Instituto Ricardo Jorge.

No documento divulgado hoje, relativo à última semana, indica-se que a taxa de incidência gripal foi de 48,7 por 100 mil habitantes, quando no boletim divulgado a 25 de janeiro a taxa era de 58,4, citou a “Lusa”.

Na última semana de janeiro, de acordo com o Boletim, continuaram a ser detetados vírus do tipo B (78% dos casos) e dos subtipos A(H3) e A(H1).

Nas 27 unidades de cuidados intensivos que enviaram informação foram reportados 14 casos de gripe (13 na semana passada).

Na semana passada a diretora-geral da Saúde já dava conta de que os valores sobre a gripe indicavam que o pico já poderia ter sido atingido.

Números revelados na altura mostravam que na última semana de dezembro e primeiras três de janeiro morreram em Portugal 10.702 pessoas (por todas as causas). Neste período houve uma sobremortalidade, em relação à linha de base (mortalidade esperada) de cerca de 1.300 óbitos por todas as causas, segundo a Direção-Geral da Saúde.